Destaque Dicas Nutrição

Cuidado com Alimentos Industrializados

19/08/2016

Existem milhares de alimentos industrializados que não são o que parecem e estão diariamente em nossa cozinha. A indústria visa sempre o lucro, por isso temos que ficar muito atentos aos produtos industrializados, já que eles trarão frases e anúncios em suas embalagens para tentar nos impressionar e pensar que é um bom alimento, até melhor que o da concorrência.

Há legislações rigorosas em relação à formulação dos rótulos dos produtos, mas as indústrias sempre encontram uma brechinha, como palavras diferentes, ingredientes que parecem bons, quantidades mínimas para calcular e assim por diante.

 

refrigerantes

De olho nos produtos industrializados

A seguir, alguns exemplos de produtos que a indústria tenta ocultar:

 

SUCO DE FRUTA: É raro encontrar fruta dentro destes sucos. A maioria não tem sequer a quantidade mínima exigida por lei. Ainda, “néctar” é diferente de suco: o néctar pode receber corantes, enquanto que o suco não!

 

PÃO INTEGRAL: Será que é integral mesmo? Se ao começar a ler o rótulo, a partir de “ingredientes”, as primeiras palavras forem “farinha de trigo enriquecida…”, significa que neste pão tem mais farinha branca que integral. Falando em farinha de trigo, no Brasil, TODAS as farinhas brancas/de trigo são enriquecidas com ferro e ácido fólico. Não se encante com esta informação, este enriquecimento é obrigatório por lei.

 

CHOCOLATE: Pode estar escrito chocolate, mas a maioria é uma mistura de gorduras, açúcar e leite. Cuidado: tem que ter cacau para ser chocolate!

 

chocolate

 

GORDURA VEGETAL HIDROGENADA: Nome bonito, não? Mas é para mascarar o apelido: GORDURA TRANS! Isso mesmo, é a mesma coisa. Gordura trans faz muito mal para a saúde, e é utilizada na maioria dos alimentos industrializados. Na embalagem, muitas vezes, lemos “0% de gordura trans”. Essa informação não é totalmente verdade. É 0% de trans em uma quantidade mínima que é analisado. Ou seja, quando analisamos todo o produto, pode ter sim gordura trans! Basta ler no verso, se tiver escrito em “ingredientes” as palavras: gordura vegetal hidrogenada significa que contém gordura trans.

 

GLUCOSE DE MILHO/ XAROPE DE MILHO / XAROPE DE FRUTOSE / FRUTOSE: É tuuudo açúcar! São tipos de açúcares e estão na maioria dos alimentos, desde barrinha de cereal à lasanha. Portanto, quem está evitando açúcar na alimentação, deve evitar estes nomes também.

 

SÓDIO: Independente do alimento ser doce ou salgado, sempre há adição de sódio. Isso é extremamente normal no mundo da indústria. Pois o sódio tem o objetivo de conservar o produto (e poder ficar mais tempo na prateleira dos supermercados) a ainda é capaz de disfarçar os sabores ruins de outros ingredientes artificiais.

Portanto, a dica é simples: leia sempre o rótulo de todos os produtos.

Comentários

comentários

Deixe o seu comentário!