Nutrição Saúde

Linhaça: pequena, mas poderosa!

05/05/2016

A linhaça possui vários efeitos biológicos e pode ser considerada um alimento funcional, capaz de atuar na prevenção e tratamento de diversas doenças e de certos tipos de câncer. Esta oleaginosa é rica em proteínas, gorduras boas e fibras dietéticas, e seus componentes atuam na redução do risco das dislipidemias (distúrbio nos níveis de lipídios e/ou lipoproteínas no sangue), auxilia no controle da glicemia e provoca a sensação de saciedade, ajudando no tratamento da obesidade.

Existem dois tipos de linhaça, a marrom e a dourada. As duas, praticamente, não se diferem em sua composição, mas sim em relação ao local de plantio e cultivo. A linhaça marrom é cultivada em regiões de clima úmido e quente, como o Brasil, e a dourada é plantada em regiões frias, como o Canadá e o norte dos Estados Unidos. Além disso, a linhaça marrom carece de estudos e faltam pesquisas quando comparada à linhaça dourada.

Linhaça

A linhaça é uma importante fonte de ácidos graxos poli-insaturados que são representados pelas séries ômega-3 e ômega-6. A função desses ômegas está relacionada à diversas atividades, dentre elas a modulação da resposta inflamatória e resposta imunológica e têm importante papel na agregação plaquetária, no sistema nervoso central, no crescimento e na diferenciação celular. Além disso, a ingestão de ômega-3 provoca alterações estruturais e funcionais na membrana das células. Essas alterações permitem maior mobilidade das proteínas e favorecem maior troca de sinais, interações e melhora o transporte de substratos.

A linhaça também é rica em compostos chamados de lignanas e isoflavonas, que são os fitoestrógenos, ou seja, substâncias que diminuem os riscos de desenvolvimento de tumores, como o câncer de mama, endométrio e próstata.

As fibras presentes na semente de linhaça promovem melhoras no sistema digestivo e previnem a constipação, principalmente devido à redução do período de trânsito intestinal, e também auxiliam na manutenção dos níveis de glicose no sangue e redução dos níveis de colesterol sanguíneo.

A linhaça possui flavonoides e atividade antioxidante, que são capazes de destruir o colesterol LDL (ruim), o mesmo que pode levar à formação de placas de ateroma e a formação de coágulos e danos arteriais. Como deve ter reparado, a linhaça traz inúmeros benefícios para a nossa saúde e pode prevenir doenças como Diabetes tipo 2, doenças no fígado, pressão alta, artrite reumatoide, embolias, auxiliam na redução de riscos de doenças cardiovasculares, aterosclerose, inclusive câncer.

Comercialmente, encontramos várias formas de semente de linhaça, e uma delas é seu estado triturado. Quando trituramos a semente, facilitamos a absorção dos nutrientes no nosso corpo. Mas, segundo a 1ª Diretriz sobre Consumo de Gordura e Saúde Cardiovascular, as gorduras da linhaça são extremamente frágeis e necessitam de cuidados extras para não oxidar e perder seus efeitos benéficos.

Quando compramos a linhaça já triturada, normalmente ela é armazenada em embalagens plásticas transparentes e em contato direto com a luz artificial dos ambientes, e não é possível saber quanto tempo essa semente está exposta no local. O mesmo deve ser observado em produtos como o óleo de linhaça: a recomendação é adquirir o produto de recipientes escuros, não plásticos transparentes, e assim que abrir o mesmo em casa, manter na geladeira. Portanto, a melhor forma de consumir a linhaça é seu modo bruto, inteiro. Podemos triturar ela em casa, com mixer, liquidificar etc, mas deve ser rapidamente consumida e guardada na geladeira, evitando o contato da luz e do oxigênio. Ou, mais fácil e simples ainda: triturando-a de forma natural, pela mastigação.

Comentários

comentários

Um comentário

Deixe o seu comentário!