Beleza Cabelos

Cronograma capilar na quarentena

06/07/2020

Com mais tempo sobrando por conta do isolamento social, que tal a princípio começar uma rotina de auto cuidado e fazer um cronograma capilar na quarentena? Assim, você se diverte enquanto cuida mais de si mesma, além de ter fios mais saudáveis. 

Fazendo os processos do cronograma capilar de 48 em 48 horas vai fazer com que seu cabelo fique mais bonito do que nunca. O método é indicado para todos os tipos de cabelo e é composto de três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. 

Saiba como fazer um cronograma capilar na quarentena perfeito para o seus fios desde já.

Como funcionam as etapas do cronograma capilar?

Cada uma das etapas do cronograma capilar tem uma função específica para tratar cabelos danificados pela poluição, incidência de raios solares, cloro, uso excessivo de chapinhas, secadores e afins, coloração e descoloração dos fios, entre outros. 

Veja abaixo a função de cada uma delas assim como:

  • Hidratação: Repõe a água e outros nutrientes perdidos pelos fios todos os dias. Dá brilho e deixa os fios mais leves
  • Nutrição: Repõe os lipídeos, fundamentais para manter a flexibilidade e reter a água que vem da hidratação. Dá mais maciez para o cabelo
  • Reconstrução: Repõe proteínas, principalmente aminoácidos e a queratina. Dá mais força para o cabelo e aumenta a massa capilar

Conheça o seu cabelo 

Dentro do cronograma capilar, as etapas têm uma ordem que acontece de acordo com as necessidades do seus fios. Por exemplo, para fazer um cronograma que realmente dê os resultados que você espera, é preciso descobrir qual das etapas o seu cabelo precisa mais. 

O teste de porosidade pode te ajudar a não errar na criação do seu cronograma capilar. Ele é bem simples de fazer. Ou seja, basta pegar um recipiente transparente, pode ser um copo ou pote, e encher de água. Coloque um fio de cabelo nele e analise:

  • Se seu cabelo boiar, você precisa de hidratação 
  • Se ficar no meio, sem boiar ou afundar, você precisa de nutrição 
  • Mas, se afundar, você precisa de reconstrução 

Conhecer a saúde nos seus fios também vai te ajudar a identificar o problema. Assim, você saberá quando repetir o processo do cronograma capilar novamente. 

Cabelos que precisam de nutrição ficam mais embaraçados e com fios quebradiços. Seja como for os cabelos que precisam de hidratação tem uma aparência mais áspera e os fios não têm movimento. Já os cabelos que precisam de reconstrução são fracos e quebradiços, além de sofrer com a química de tempos em tempos. 

Como montar o cronograma capilar? 

O processo dura quatro semanas, onde você precisa fazer uma das etapas a cada 48 horas. Por fim veja na tabela como montar seu cronograma capilar de acordo com as necessidades dos seus fios.

E aí, pronta para fazer seu? Se quiser mais informações nesse meio tempo sobre o assunto, assista o vídeo abaixo:

Compartilhe
Veja também esses posts

Comentários

comentários

Deixe o seu comentário!