Comprinhas Destaque Dicas

Equilíbrio X Consumo: Dicas para comprar de forma consciente

18/08/2017

Excessos são sempre um sinal de que alguma coisa não anda bem. Quando algo está incomodando é comum recorrermos aos falsos “apoios”, a uma bengala que não serve pra nada. As vezes compramos um sapato, que momentaneamente nos faz esquecer um amor não correspondido. Outras vezes um chocolate resolve aquele turbilhão pós reunião com o cliente chato. É fato que muito daquilo que consumimos serve apenas para nos alegrar de forma instantânea. Também é fato que assim como uma criança que ganha diversos presentes no natal, um tempo depois aquilo que era motivo de satisfação é esquecido.

Consumo exagerado: Como evitar

 

consumo consciente

 

Mas como manter o equilíbrio em um universo que nos metralha com estímulos de compra o tempo todo? Como lidar com essa oferta gigantesca que nos é oferecida a todo instante?

1. Evite ir as compras quando estiver alterada(o).

Assim como um dia alguém disse para não ir ao supermercado com fome, se possível evite entrar em uma loja quando estiver com algum problema de ordem emocional, afinal, a solução provavelmente não está em uma sacola de loja.

2. Cuidado com a boca do caixa!

Aqueles produtos que ficam ao lado do caixa estão ali exatamente para você comprar por impulso. Você tá na fila e resolve que precisa de um 5 barras de chocolate.  Antes de sair pegando várias coisas, pare e avalie a real necessidade daquilo. Ex: Chocolates, pilhas, prendedores de cabelo, balas e acessórios.

 

consumo consciente

 

3. Promoção nem sempre é bom negócio:

Você provou a blusa, ficou linda, e tá na promo! Vai levar! Ok, mas calma, não precisa levar uma de cada cor só porque o preço está ótimo. Se for realmente necessário, aproveite, mas normalmente é só pra você entulhar coisas na sua casa.

 

4. Qualidade > Quantidade:

Essa regra vale pra muita coisa. É melhor ter 1 peça de qualidade, que não vai estragar logo, e você adora, do que ter 10 peças que você nem faz muita questão de usar pois na primeira lavagem já deu bolinha.

5. Cancele a assinatura do email marketing:

Essa é A DICA. Se você não resiste a uma comprinha online, recomendo do fundo do coração que você cancele o recebimento das newsletters de lojas! Isso ajuda muito, eu garanto. Normalmente no próprio email, lá no rodapé, já vem essa opção. Faça o teste! Outra dica é parar de seguir algumas marcas no Instagram/Facebook.

 

Veja também:

Reduza o consumo e o stress.

 

 

 

Comentários

comentários

Um comentário

  1. Oi Julinha!!

    Menina, adorei esse post! 5 dicas muito eficientes na hora de correr da tentação e manter a compra com o famoso formato do “consumo consciente”.
    Comprar apenas o que a gente realmente precisa, consumir apenas o estritamente necessário nem sempre é uma tarefa fácil na nossa correria do dia. rsrsrs

    Beijos mil!

Deixe o seu comentário!