Curiosidades Dieta Nutrição

Benefícios do Kefir

01/09/2016

O nome kefir, vem do turco keif, que significa bem-estar, vida saudável. Também conhecido como “grãos do profeta”, o kefir surgiu na região montanhosa do Cáucaso, há mais de 4 mil anos. O mais comum é o kefir de leite. Ele promove a fermentação natural do leite, conforme os lactobacilos vivos se alimentam da lactose. Dessa forma, quem tem intolerância ao leite, por conta da lactose, pode consumir o kefir. O gosto é muito parecido com o do iogurte, mas é mais saudável por conter maior quantidade de bactérias do bem.

É um alimento probiótico, portanto estimula a proliferação das bactérias benéficas no intestino, equilibrando a flora e reforçando os mecanismos de defesa do corpo. O uso do Kefir pode trazer benefícios e auxílio no combate a problemas de: asma, acne, problemas renais, acidez estomacal, problemas circulatórios, colesterol, osteoporose, catarro, enxaqueca, males do cólon, úlceras, problemas digestivos, colites, bactérias hostis, prisão de ventre, diarréia, candidíase, inflamações intestinais, ansiedade, depressão, diversos eczemas. Regula a pressão sanguínea e o açúcar no sangue, auxiliando no controle da Diabetes. Promove a melhora do sistema imunológico, prevenindo o corpo de diversas doenças.

vitamina com kefir

Como usar o kefir?

Mas, como prepará-lo? A bebida é feita a partir dos “grãos” de kefir, mini colônias de bactérias que vivem em simbiose e crescem constantemente.

Basta mergulhá-los em um recipiente com leite e após 24 horas o leite estará fermentado. É só coar os “grãos” e ela está pronta para o consumo. Ao serem coados, os “grãos”, ou mini colônias, devem ser imediatamente depositados de volta ao recipiente, onde devem receber mais leite, já que se “alimentam” dele. E nada de usar instrumentos metálicos para o seu manuseio, pois a reação do metal com o ácido da fermentação pode estragar o processo.

A bebida pode ser misturada a frutas ou a cereais, dá para preparar shakes/vitaminas com ela, exatamente como uma bebida láctea, e muitas outras receitas. O ideal é consumir 1 copo de 200 ml por dia. Os grãos de kefir se multiplicam e crescem, doe para os amigos e espalhe pelo mundo este alimento saudável.

Comentários

comentários

2 comentários

  1. Sempre tive vontade de experimentar pois adoro coisinhas naturais que fazem bem pra gente. Meu problema seria pra quem dar o excesso, sabe… oO Mas adorei a dica, obrigada!

    Beijos

Deixe o seu comentário!