Beleza Sapatos

Desce do salto, garota!

28/01/2015

Sem dúvida o salto alto é um símbolo de feminilidade. Lembro como se fosse hoje a festa de 15 anos da minha prima onde antes de dançar a esperada valsa o pai dela trocou o sapato baixo por um scarpin de 7 cm. “Ela não era mais uma criança, ela estava virando mulher” o que é uma bobagem machista, mas enfim… Apesar de ser um gesto simbólico isso ficou na minha cabeça: Um sapato é capaz de mudar uma pessoa?

A resposta é:  não! Porém assim como as expressões em nosso rosto entregam nosso humor o sapato também passa mensagens, e acredite, as mais diversas.

Eu sempre achei lindo saltos altos, tenho vários (todos lindos e desejando os meus pés)mas se eu for analisar friamente, são os que menos uso. Pro dia-a-dia prefiro uma rasteirinha, sapatinha ou uma patufa (brincadeira), afinal são raros os sapatos de salto alto que não machucam os pés de alguma forma. O que me deixa com a consciência mais leve é o fato de que saltos altos trazem problemas para a nossa saúde.

O salto alto auxilia no aparecimento de doenças relacionadas a coluna lombar, pode causar o encurtamento dos músculos da panturrilha, dores na coluna, calcanhar e também o chamado “esporão” entre outros.

Sem contar que em uma calçada irregular o salto alto facilita tombos.

saltos

Salto X Problemas

Salto agulha

Um sapato com esse nome não seria confortável, né? Os médicos desaconselham o seu uso pois reduz o equilíbrio uma vez que o calcanhar quase não participa da tarefa de sustentar o corpo.

Salto Fino

Um salto fino achatado proporciona mais equilíbrio que o salto agulha, mas não se anime, ele pode proporcionar dores na planta do pé e nos dedos e se você for azarada uma bela torção.

Plataforma e Anabela

Ambos distribuem melhor a pressão do corpo sobre a planta do pé. Alguns podem até não ser tão bonitos, mas são os menos prejudiciais e até indicados pra quem não consegue viver sem salto.

Salto grosso/quadrado

Tendência nas últimas estações o salto grosso, quadrado é perfeito pra quem quer ficar elegante e não sofrer muito ao longo do dia. O salto quadrado garante mais equilíbrio já que o calcanhar fique bem apoiado.

Sem medo de ser feliz:

Eu sei que é raro unir beleza e um sapato com o salto igual ou inferior a 3cm, mas é essa altura recomendada para quem usa saltos com frequência e não quer prejudicar o seu corpo.

Comentários

comentários

10 comentários

  1. Ótimas informações. Eu acho saltos lindos, mas não uso, primeiro porque sou toda estabanada hahaha e depois porque sempre me causam dor x.x . Mas enfim, muito boas as informações, é sempre bom saber o que prejudica ou não a saude.

  2. Acho saltos lindos, mas _o d e i o_ usar. Machuca meus dedos e meu calcanhar, e dependendo do modelo não me dá estabilidade alguma. Usava muito para o trabalho há uns anos, mas já faz uns 4 que uso no máximo 2x por ano em eventos especiais – e olhe lá, ainda prefiro uma sapatilha bonita (talvez com um micro salto). xD
    Admiro quem consegue aguentar e usar sem problemas, nunca tive paciência.

  3. Acho lindo salto alto, mas como todos me machucam, prefiro usar e abusar das sapatilhas! Não vale a pena ficar sentindo dor pra usar um sapato bonito, eu aboli o salto alto da minha vida, só uso em casamentos e eventos do tipo. Bjs

  4. Eu AMO saltos mas infelizmente não posso usá-los, tenho um probleminha no pé e não aguento 5 minutos de salto. Claro que quando eu era mais nova desafiei essa condição várias vezes e já sofri MUITO para ter um look perfeito/com salto poderoso.
    Hoje em dia estão no armário pegando pó e eu só uso tênis/sapatilha/rasteirinha! =~

    :*

Deixe o seu comentário!